Plano Educacional Individualizado: O que é? Como Elaborar ?
Com foco em Autismo e Altas Habilidades/Superdotação e Legislação.
Damião Silva – psicólogo, especialista em Análise do Comportamento, autismo, altas habilidades/superdotação e educação inclusiva.
O PEI é considerado uma ferramenta para otimizar o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência, ele é um recurso pedagógico com foco individualizado no aluno. Assim, o PEI pode ser considerado uma proposta de organização curricular que norteia a mediação pedagógica do professor, assim como desenvolve os potenciais ainda não consolidados do aluno. É importante destacar que essa ferramenta é construída de forma colaborativa juntamente com os professores da sala comum, sala de recursos, a coordenação pedagógica, os pais e os profissionais que acompanham o aluno.
Objetivo: Preparar profissionais da área de educação e afins para trabalhar na sala de aula com alunos com deficiência, montando o PEI (Planejamento Educacional Individual), a partir da discussão teórica e realização de atividades práticas.
Conteúdo Programático
Teoria das Práticas Pedagógicas
Legislação e PEI- Documentos e Adendos
Trabalho Colaborativo
Plano Educacional Individualizado
Estudo de Caso
Inventários de Habilidades
Modelo de PEI
Termo de Ciência
Informações:
Transformare: 11 950716302
Larissa: 11 96863-7119